Texto/ Fotos: Vivianne Gama
Nesta terça-feira, 31 de maio, é comemorado O Dia Mundial Sem Tabaco. Para divulgar a data, a PRAEC - Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, por meio do Serviço de Benefício ao Servidor, realizou uma panfletagem pelos Restaurantes Universitários a fim de mostra a comunidade acadêmica os riscos e a proibição de cigarro em ambientes fechado.
Para a estudante de enfermagem Ana Paula eventos como esse são muito importante principalmente aqui na Ufpi, onde alunos utilizam cigarro prejudicando a saúde. “Essa campanha é importante para conscientizar as pessoas como é prejudicial o tabaco para a saúde tanto das que utilizam como das pessoas que estão próximas”.
Enquanto os servidores e estagiários do curso de Serviço Social entregavam panfletos sobre a Lei Municipal nº 4.034, que proibi o uso do fumo em locais fechado, de uso coletivo públicos ou privados, os Restaurantes Universitários exibiam balões pretos, simbolizando o pulmão dos fumantes e cartazes conscientizando a comunidade acadêmica.
Segundo a assistente social Margareth do Monte, o objetivo é reforçar e divulgar que nós temos que viver em um mundo sem a poluição do tabagismo.
O tabaco é um dos fatores que mais contribui para ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 200 mil pessoas por ano morrem no Brasil por causa de doenças provocadas pelo fumo.